Sobre a plataforma

Apoio a soluções locais para catalisar novos futuros

A crise climática impõe uma nova camada de vulnerabilidade a comunidades e grupos que já enfrentam desigualdades sociais e econômicas históricas, com os quais essas organizações atuam há décadas, mobilizando recursos de fontes diversas para apoiar soluções lideradas por quem vive e conhece seu território.

O apoio direto é fundamental para fortalecer ações de adaptação e resiliência frente a eventos extremos como enchentes, secas, incêndios e temperaturas extremas. São esses mesmos territórios que também guardam caminhos para enfrentar essa realidade. Suas soluções são eficazes, muitas vezes baseadas em saberes ancestrais e empíricos, inspiradas na natureza, e com alto potencial transformador. Elas precisam de reconhecimento e apoio.

A iniciativa Comuá pelo Clima também é resultado de um levantamento intencional das organizações da Rede, identificando como a pauta climática já atravessa de modo transversal diversas frentes de atuação e parcerias com movimentos da sociedade civil. O resultado revela a presença desse apoio em praticamente todos os biomas e regiões do Brasil, por meio de mecanismos que asseguram que os recursos cheguem a quem está na base, com segurança e respeito à autonomia local. Mesmo assim, os recursos disponíveis ainda são insuficientes diante do volume de iniciativas existentes.

Outros setores, como o da filantropia empresarial e familiar, podem contribuir ao se somar a essas estratégias e ampliar o alcance das respostas, fortalecendo soluções que garantem não só adaptação climática, mas acesso a direitos fundamentais.

Já acontecem parcerias entre diferentes formas de investimento social, unindo a experiência das organizações de base com capacidade financeira de grandes instituições, mas ainda são tímidas. Para apoiar a transformação e contribuir para que comunidades e territórios sejam mais adaptados e resilientes, é preciso mais.

Convidamos os agentes da filantropia convencional a se unirem a nós, organizações da filantropia independente doadora para a sociedade civil. Nosso objetivo é criar arranjos inovadores que ampliem o apoio a soluções locais de forma segura, eficaz e com maior impacto.

Imagem hero

Organizações da rede comuá

As organizações da nossa Rede são parte do território e atuam em parceria direta com comunidades locais. Elas desenham mecanismos de apoio com base na escuta, no respeito aos saberes locais e na busca por justiça social e climática. Com elas, recursos deixam de ser apenas repasses e se tornam instrumentos de transformação enraizada.

AgbaraAssociação Nossa CidadeBaixada MaranhenseBrazilFoundationCasa FluminenseCESEFUNBEAFundo BaobáFundo BrasilFundo Casa SocioambientalFundo ELASFundo PositivoICOMInstituto Clima e SociedadeISPNProcomumRedes da MaréTabôa

Perguntas frequentes

É um espaço que reúne fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias. São organizações doadoras independentes que mobilizam recursos de diversas fontes para apoiar grupos, coletivos e movimentos que atuam com justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário.

Para saber mais, acesse redecomua.org.br

É a prática de mobilizar recursos financeiros, materiais e de conhecimento para apoiar iniciativas de grupos historicamente marginalizados, reconhecendo seus saberes e protagonismo no desenho de soluções para seus próprios territórios.

A crise climática aprofunda desigualdades já existentes. Afeta com mais força comunidades indígenas, quilombolas, agricultoras familiares, pessoas negras, mulheres e LGBTQIAPN+, especialmente em áreas florestais, rurais e periféricas. Esses grupos enfrentam os efeitos mais severos de enchentes, secas, incêndios e extremos de temperatura.

Porque são pensadas por quem vive o território, conhece seus desafios e sabe como enfrentá-los. Elas são mais ajustadas à realidade e fortalecem a resiliência local com mais precisão e impacto.

As organizações da Rede Comuá atuam com foco climático de modo transversal, apoiando organizações e movimentos da sociedade civil no acesso a direitos. Mobilizam recursos, em sua maioria internacionais, de fontes diversificadas para apoiar diretamente as soluções desses grupos com segurança e eficácia.

As organizações da Rede Comuá atuam há décadas em parceria com esses grupos e movimentos, e sabem fazer o recurso chegar. Por outro lado, a filantropia corporativa e familiar têm mais dificuldade em atuar desse modo. No entanto, já existem arranjos entre organizações da Comuá e essas filantropias em funcionamento, o que demonstra como arranjos inovadores podem fazer com que mais recursos cheguem para apoiar as lutas por direito e, ao mesmo tempo, proporcionam mais eficiência e eficácia na implementação das soluções climáticas locais. É preciso ampliar esses recursos por meio de novos arranjos, reconhecendo o protagonismo das comunidades.

A plataforma será atualizada regularmente com novas experiências. Também é possível acessar os canais das organizações participantes para saber mais.

Ao conhecer os mecanismos e histórias, você descobre caminhos para se conectar, apoiar, doar ou replicar modelos que já geram impacto positivo.